Raphael

Raphael Scanzio

Raphael Sanzio, também conhecido como Rafael, foi um dos mais renomados pintores e arquitetos do Renascimento italiano. Ele nasceu em 6 de abril de 1483 em Urbino, na região da Úmbria, Itália, e faleceu em 6 de abril de 1520 em Roma. Ele foi um dos grandes mestres da pintura do século XVI e é amplamente considerado como um dos principais artistas do Renascimento junto com Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Rafael começou sua formação artística em sua cidade natal, Urbino, onde recebeu influências artísticas significativas. Mais tarde, em 1504, ele se mudou para Florença, um dos centros culturais e artísticos mais importantes da Itália na época, onde estudou o trabalho de artistas famosos como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Em 1508, Rafael se mudou para Roma, onde trabalhou sob o patrocínio do papa Júlio II e posteriormente do papa Leão X. Durante esse período em Roma, ele produziu algumas de suas obras mais famosas, incluindo "A Escola de Atenas" e "A Transfiguração". Suas pinturas eram conhecidas por sua harmonia, equilíbrio e beleza idealizada.

Além de ser um pintor excepcional, Rafael também se destacou como um renomado arquiteto e foi envolvido em vários projetos arquitetônicos em Roma.

Infelizmente, Rafael faleceu prematuramente aos 37 anos de idade, em seu aniversário, em 6 de abril de 1520, devido a uma febre aguda. Apesar de sua vida relativamente curta, ele deixou um legado duradouro e influente na história da arte ocidental. Suas obras continuam a ser apreciadas e estudadas até hoje, e ele é lembrado como um dos gênios artísticos mais notáveis da história.

este era Raphael Scanzio

Esta é Florença

o quadro escola de atenas

A Transfiguração

Roma

Leronardo da Vinci

Veja também a inspiração secreta de Micheal Jackson